quinta-feira, 16 de março de 2017

2015 - Projeto Oiapoque - Amapá

Projeto Oiapoque - Amapá
Foi um grande desafio cruzar uma das regiões mais difíceis do país...


Peguem carona no meu blog... 


Este foi o entardecer do primeiro dia de viagem... 


Segui para Minas Gerais com pouso em Uberlândia... 
Percorri  603km


No segundo dia  cruzei Minas Gerais a caminho de Brasília... 


Na divisa fiz amigos que me acompanham até hoje...
Abaixo eu com Damião  que é de Minas Gerais...


De óculos Leonardo que é dos Motocólotras de Araguari... 


Grandes retas...
A pista é um tapete... 

Hoje rodei 424km
Já em Brasília feliz da vida... 

A alegria é grande...


Sempre marcando presença por cada divisa que cruzo... 


Estes são meus fotógrafos anônimos de hoje...


A cidade é linda a noite... 


Fui recebida pelo Célio Fioravante ( ao meu lado)


Fomos de cara ao encontro semanal de motos de Brasília... 


A cidade é linda... 


No dia seguinte fui conchecer Brasília...
Um caos, manifestações e greve para todos os lados...
Greves na esfera municipal, estadual e federal...


O Palácio do Itamarati é um sonho...
Luxo e sofisticação... 


Palácio da Alvorada
Aberta para visitação todas às quartas - gratuito 


O jardim do palácio é um sonho... 


Roll de entrada do Palácio da Alvorada...


Capela do Palácio da Alvorada...


No interior da Capela as paredes são em ouro...


Acesso á piscina... 


Que é um espelho d´agua... 


Palácio do Jaburu...
Residência oficial do vice-presidente...


Capela do Palácio do Jaburu... 


Os vitrais são um espetáculo.... 


A piscina é em frente a lagoa... 


Tudo muito bonito mantido com nosso dinheiro... 


Roll de acesso à piscina...


Nossa guia...
Somos transportados pelo ônibus do Governo Federal...


O entardercer na Catedral de Brasília foi um espetáculo à parte... 


Célio foi meu guia e meu apoio em Brasília...
Sigo e já estou com saudades... 


Rumo à Tocantins... 


Chapada dos Veadeiros
Um sonho em meio a cavernas, lagos, cachoeiras...
Eco turismo no coração do Brasil... 


A medida que vou avançando as estradas vão piorando...
Um Brasil esquecido... 


Mais uma divisa - Tocantins... 


Sozinha e feliz...
Nenhum carro cruzou por mim desde cedo...
Pista sem sinalização, sem acostamento...



E agora com buracos por todos os lados... 


E a etrada da uma melhorada...


Mais um espetáculo da natureza...
Entardecer em Tocantins... 


Cheguei em na cidade histórica de Natividade...
Uma das cidades mais antigas de Tocantins...
Sua história começou no século 18 com os portugueses que estavam atrás do ouro...
Escravos trabalhavam na extração...
Pernoitei no Hotel Jully - 
Rua 07 de Setembro, 175 - Centro - Natividade - TO



Embora inacabada vejam as ruinas Igreja Nossa Senhora do Rosário ...
É um dos pontos mais visitados em Natividade...


Fábrica de biscoitos Amor Perfeito 
Tradição da Tia Naninha a mais de 100 anos...
Deliciosos e produzindos em seu quintal...


Paróquia Nossa Senhora da Natividade...


Rumo à Palmas...


A cada abastecimento uma festa à parte...


Mas rodei uns 50km e aí vem a realidade...
Estrada de chão... 
Desanima, mas é o que se tem pra hoje...


Não pense que minha Guerreira posou para foto...
Foi tombo mesmoooo...
Pontes improvisadas...
Realidade de um Brasil à margem da Responsabilidade Social...


Mais uma divisa - Maranhão



Agora em Imperatriz...
Portal da Amazônia...


As queimadas assustam, são quilômetros pilotando e vendo tudo em chamas...



Rio Tocantins


Travessia na Balsa pelo Rio Tocantins
Detalhe R$ 2,00
Não levou 15 minutos... 


Agora chegando em Belém do Pará...


Fui recebida pelas Feras do Asfalto...
Primeiro Moto Clube Feminino de Belém do Pará...


Participei da Motoata...
Dia Mundial das Vítimas de Trânsito...


Fui entrevistada pela Rede Globo de Belém do Pará...


Conheci, dancei e cantei com Pinduca...
Rei do Carimbó
Um dos maiores representantes da cultura popular do Brasil...


 Mercado Ver o Peso
Cartão-postal de Belém do Pará...
Oferece os mais variados sabores e aromas do Pará...
Tem um pouco de tudo, artesanato, frutas, verduras, perfumes, garrafadas, farinhas, tapiocas...
Sem contar as comidas típicas...


Amizades conquistadas em Belém do Pará


Rasas de Açaí... 


Estação das Docas
É um complexo turístico e cultural.
Inaugurada em 2000.
Paisagem confortante as margens da Baía de Guajará...
Nosso Boulevard das Artes e da Gastronomia e das Feiras...
Composto por feiras, artesanatos, gastronomia e teatro...


Catedral Metropolitana de Belém






Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém.
Conhecido como Forte do Presépio...
Às margens da Baía de Guajará...
Construido em 1616 desde a fundação da cidade de Belém do Pará...


Agora um espetáculo à parte...
Igreja do Círio de Nazaré...
Que começou a ser erguida em 1909...
Lugar onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré...


Onterm dei uma passadinha e hoje voltei com calma para conhecer a Basílica


Olha quantas fitinhas arramaras junto a grade, sinal de graça alcançada. 



Seu interno é um espetáculo...
Aproveitei para agradecer a viagem...
Sem Deus não somos nada...


Mangal das Garças
Inaugurado em 2005 às margens do Rio Guamá...
É uma síntese  do ambiente amazônico com viveiros maravilhosos...
Lindo este lugar...


O Por do Sol aqui é sensacional
Às margens da Baia de Guajará... 



Esta é a concessionária JRSuzuki...


Ganhei a revisão da motocicleta...
José Rebelo fez questão de fazer o registro com Nossa Senhora nossa protetora...


Recebi a Bandeira de Belém do Pará...
Emocionante a confraternização na sede das Feras do Asfalto...


Sr. Manoel das Onças pai Preta...
Garoto de 99 anos... 


Embarcando a moto para o Amapá...


Já embarcada com a moto amarrada por segurança...
Os valores da travessia são salgados
R$ 150,00 a motocicleta e o mesmo valor para mim..
Ou seja R$ 600,00 entre ida e volta...
Detalhe eu paguei por um gancho, pois a rede cada um tem que levar a sua...


Esta será minha cama...


No meio da madrugada entrou no barco 3,5 toneladas  de açaí rumo ao Amapá...
O barco ficou parado em um dos ramais do Rio Amazonas...
 Foram mais de 4 horas só para fazer o embarque do açaí...


Nosso jantar que é pago a parte no barco...
Arroz, macarrão, frango e salada...


Ribeirinhos invadindo nosso barco para vender camarão e açaí...
Isso por volta das 05:00 da manhã...


O sol se mostra com toda sua força logo pela manhã...


Os ribeirinhos pedem doação e vendem seus produtos...
A vida é muito dura e sem possibilidades...


Para onde olho vejo barcos com crianças pedindo doações...
Detalhe crinaças com 2 anos em diante pasmem...
 Se lançam no rio nadando para alcançar as sacolas jogadas com doações....


A beleza do rio é tão grande...
 Que em alguns momentos temos a sensação que estamos no mar...


O rio Amazonas é um espetáculo...


Águas densas, robusto e desafiador...


Novos amizades contruidas durante a navegação...


Pôr do Sol, outro espetáculo...
Parece mar, mas estou no rio Amazonas...


Já em Amapá
Sr. Nivaldo e Catia
Conheci Sr. Nivaldo no barco, fiquei hospedada em sua residência...
Ganhei mais uma família amiga...


Agora sim no meio do mundo...
Em Amapá...


Grandes retas rumo ao Oiapoque...


Manifestação em Ferreira Gomes...
Foi construida uma usina hidroelétrica...
Acabou com as nascentes, com os rios, com os peixes...
A população está em sofrimento e sem recursos...


Muito triste ver a população sendo prejudicada...


Usina hidroelétrica de Ferreira Gomes


Cheguei em Tatarugalzinho com um pneu furado de presente...
Cidade emancipada desde 1987...
Ás margens da BR 156...
Comércio de uma rua principal, destaca-se pela pecuária e pela extração de ouro...


Me hospedei na Pousada Dom Pedro...
Calçoene a 180 km de Oiapoque.
Aqui faz sol, mas lá em cima chove muito...
Fui orientada pelos nativos a não subir, haja vista que o período de chuvas começou...
E provavelmente ficaria atolada no meio do caminho...
Sem conseguir chegar ao Oiapoque, e sem condições de voltar a Calçoene...
Liguei para meu marido em SP e dei a notícia que na manhã seguinte iria fazer o meu retorno...
Queria muito chegar em Oiapoque, mas em alguns momentos temos que recuar...
Não poderia me colocar em situação de maior risco, já basta os do trajeto...
Sinto desapontá-los, mas voltei estando a 180km de Oiapoque...


Esta estrada é a bifurcação entre voltar ao Amapá e subir ao Oiapoque...
Estou sorrindo com o coração sangrando por ter que retornar sem chegar em Oiapoque...


Voltando para Macapá...
45º 


Rumo a Cidade de Amapá


Registro da BR


Imagina todo este povo em uma só moto 125ccc...
Parei para falar com as crianças... 


Cheguei a Cidade do Amapá...
Tudo muito antigo e empoeirado...


Parece um velho-oeste...


Igreja São José de Macapá
Principal igreja e monumento mais antigo da cidade...
Sua construção foi no século XVIII...


Por dentro a igreja é linda...
Aproveitei para agradecer a viagem... 


Rios cristalinos e de água salgada...


Hoje na estrada Eu e Deus...
Por enquanto não cruzei nenhum carro... 


A solidão é tomada pela paisagem...
Sinto saudades de casa... do meu marido... 


De volta em Tartarugalzinho...
Mais um pneu furado... afff...
Na mesma cidade que furou na ida...


Israel tentou me ajudar...
Foi comprar uma câmera de pneu para mim, mas não achou...
Deste dia nasceu nossa amizade...


Parei para abastecer em Ferreira Gomes...


Conheci Bernard (francês)
Está retornando para as Guianas Francesas..



De volta a Macapá...
Agora no marco (0)


A revisão da motocicleta foi feita na concorrente TRAXX
Detalhe gratuitamente, eles quiseram entrar para o meu Projeto...


Indo embora do Amapá...
Já sinto saudades dos amigos conquistados...


Embarcada ao lado da Guerreira...
Minha Suzuki Intruder 125cc...


De volta ao Rio Amazonas... 


Os Ribeirinhos pedindo doações... 


Hoje entrou mais 2 toneladas de Murumuru...
É uma semente que se  extrai o óleo para cosméticos..
Esta carga em específico vai para a...
Melhor não comentar está sendo transportada ilegalmente... 


Muito lindo o trajeto...


Cada pôr do sol espetacular... 


Não consigo dormir... 
Já são dois dias sem falar com  Fábio (meu marido)...
Não existe sinal de nada aqui no Rio Amazonas...
Resolvi fazer um tour noturno...
Galera dormindo e eu de um lado para o outro...


Cheguei em Belém, mas a carga de Murumuru impediu a descida da minha moto na plataforma.
Os funcionários do barco queriam retirar minha moto no braço...
Não permiti, devido o risco de minha moto cair na água...
Tive que esperar por 5 horas para que a maré suba e consiga retirar a moto do barco...
Observe no detalhe da foto o quanto estávamos baixo em relação ao local de desembarque...


De volta a sede das Feras do Asfalto Moto Clube...


Houve uma grande confraternização com a presença do Tebanos... 


Acabei de trocar filtro e óleo da Guerreira...
Preparada para voltar para casa...
Ou melhor  preparada para descer o litoral brasileiro até SP...


Este é o Brasil que encontro ao longo das estradas...


Me perdi na estrada por falta de placas de sinalização...
Fui parar em Alcântara, não conseguia achar uma pousada...
Sr. Genésio me socorreu... 


Minha pousade de hoje...
Um morador aluga um quarto externo que tem...


Agora no Ferry Boat rumo a São Luís de Maranhão... 


A travessia foi calma... 


Já em terra firme... 


Marinilde Presidente das Damas de Ferro Moto Clube me recebeu...


É um Moto Clube de Mulheres... 


Construindo novas amizades...


Um time de peso... 



Ganhei a revisão da motocicleta na Baruk Motos...
Falcão Negro fez o contato com a concessionária...


Estes foram os mecânicos que me atenderam... 


Matilde Zambrotti  sem palavras...
Obrigada pelo atendimento de sua equipe... 


Estou colecionando Pôr do Sol...
Cada um mais lindo que o outro... 


Hoje foi dia de praia... 


Estou na cidade dos azulejos sua marca registrada...
Fundada pelos franceses...
Invadida pelos holandeses e por fim colonizada por portugueses...
Patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO... 


Katheléia e Botto foram meus guias de hoje... 


A orla é linda... 


Agradeço a confraternização pelos Moto clubes de são Luís...


Minha bota soltou a sola... 
kkkk deu pau...


Sola nova, feita na hora... 


Deixando São Luís
Uherberth me escoltou até a saida da cidade...


Volto a estrada agora indo para Parnaíba Piauí...
Capital dos Deltas...
Vejam o transito intenso na pista...
Porco, bode, vaca, boi... 


A manta asfaltica é show...
Um sonho que ficou no sonho mesmoooo.. 


Animais morrem devido a seca... 


Agora estrada pavimentada.... 


Já no Piauí...


Novos amigos me receberam....
MOTOROCKER... 


Luciana me recebeu em sua casa...


A caminho do Ceará...
Estrada de pedra um desafio...
Pedra com areia solta... 


Mais uma divisa, uma emoção... 


Casas simples, seca total... 


Usinas Eólicas um espetáculo a parte...
A energia é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por aerogeradores, neles a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico...
É uma energia abundante, renovável e limpa... 


Me emocionei de ver como é robusta... 


André Fort me recebeu...


Hoje no Eusébio Moto Fest... 


Uma festa sensacional... 


Com Fernanda e Aleksander conhecendo a orla de Fortaleza...


Pernoitei na sede dos Raios do Asfalto Moto Clube...
Abaixo Cristiano e Igo.



Deixando a sede dos Raios do Asfalto Moto Clube...


Agora a caminho do Rio Grande do Norte.... 


A beira da pista cactos de todos os tamanhos... 


Rios completamente secos... 


Mais uma divisa...
Eu e minha guerreira...


Fui recebida pelo Cobras de Natal...
Rafael, Harry, Pedro e Zuleica...


Hoje foi dia de praia, dunas... 


Camelos dão um toque especial ao passeio...



Rafael Dantas, Jhow, Ferro e Patrícia...



Relaxamento total... 


A caminho do Forte dos  Reis Magos... 


E uma edificação militar...
Para ter acesso é preciso fazer uma caminhada por uma passarela de aproximadamente 500 metros
no centro do forte tem uma igreja, o piso é original assim como suas portas...
Outra peculiaridade é que o forte não tem banheiro...
 


Natal é lindoooo...


Mais uma divisa Paraíba... 


A caminho de João Pessoa... 


Mais uma divisa Pernambuco... 


A cada km percorrido uma alegria diferente... 


Agora Alagoas... 


Em Maceió aproveitei a noite...
Estátua em bronze de Graciliano Ramos...
Foi construida em homenagem aos 200 anos de Maceió...
Perdi meu chip e não tenho as fotos da praia... 


A caminho de Sergipe... 


Grandes retas... 


Mais uma divisa...
Sergipe...
Só tenho a foto da divisa, com a perda do chip não tenho mais fotos... 


Mais uma divisa...
Bahia...
Estado que já estive por duas vezes... 


Região de Ilhéus... 


Mais um entardecer de cinema... 


O Brasil é lindo mesmooo... 
Dormi em um hotel pertencente a um posto de abastecimento em Valença...
Primeiro banho quente depois da saída de São Paulo... kkkk


Agora a caminho de Teixeira de Freitas... 


Aqui pelo menos as pistas são sinalizadas... 


Fui recebida pelo Viny... 


Conquistei mais amigos...
ARCHANGELUS MC... 


Pernoitei na residência de Viny ao lado sua mãe Mena...


Momento difícil...
Amei conhcer o Viny, garoto de fibra... 


Mais uma divisa...
Espírito Santo... 


Em São Mateus - Ilha do Guriri
Motomania esta concessionária me atende desde 2010
São meus parceiros desde minha primeira etapa...


Equipe Motomania...


Águas de Mariana em Linhares...


Já no Rio de Janeiro... 


Em breve estarei em casa...
Saí com sol e volto com muita chuva... 


Muito bom ir...
O melhor  retorno de tudo isso é poder retornar para casa...
Volto com o Brasil percorrido em meus pneus...
Carrego histórias, cheiros, culturas, paisagens...
Me orgulho em ser brasileira...
Com todas as desigualdades sociais o Brasil é acolhedor... 

Segue aí o Tour que fiz...
Sozinha de Suzuki Intruder 125cc... 

Foram 30 dias
11.137km de pura emoção...
Por estas e outras viagens...
"Escrevo minha história com pneus"
Valéria Solitária do Asfalto

19 comentários:

  1. Meus parabéns você é uma grande Guerreira das BRS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, vc é uma mulher de fibra. Parabéns ao marido pela força e apoio.
    Kiko Garcez - Taubaté/SP

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !! Ès mui valorosa!!! uma pergunta e na questões de valores combustivel foi muito???

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS BELA VIAGEM OTIMAS FOTOS ...

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS BELA VIAGEM OTIMAS FOTOS ...

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns à vc e sua guerreira!! Lindas fotos e excelentes lugares...������

    ResponderExcluir
  7. Acompanho sempre seus "passeios", muito incríveis...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Muito proveitoso seu passeio. O Brasil é isso aí e muito mais. Gostaria de ver essas pessoas que viajam aos Estados Unidos e passeiam pela Rota 66 se têm sangue na veia prá rodar nosso país em uma viagem maravilhosa assim. Que você tenha vida suficiente prá rodar muitas e muitas estradas a mais...

    ResponderExcluir